1ª PARTE-COMPONENTES DO SABER PENSAR
PENSAR
Saber pensar se relaciona com á compreensão do dizer e do fazer. Quando compreendemos estamos usando a lógica, é lógica se diz que é a capacidade de separar uma coisa da outra, para que possamos entender, já a lógica mais interessante é aquela que se esconde, não a que se mostra em primeiro lugar, mas é questão de senso comum, porque este só se percebe com o acumulo de conhecimento, capacidade de entender situações e delas obter saída adequada.
LÓGICA E JEITO
Pensar não é só obter idéias, mas conquistá-la com um pouco de perfeição; todo ser humano é dotado de sentimentos, então somos movidos pela emoção, pois quando usamos apenas a lógica somos considerados máquinas e deixamos de ser seres humanos, mas quando a emoção extrapola tende-se parar para pensar, deixar um pouco de sermos levados pela emoção. A psicologia nos conta que ao falar nos não denominamos o que dizemos, porque agimos junto ao nosso inconsciente.
ARTE DE ARGUMENTAR
A argumentação pode ser considerada uma arte, porque é parte que completa o discurso, a arte não acaba em metodologia, entretanto sempre em contato com a sensibilidade e assim também com o envolvimento.toda argumentação quando se é citada tem sempre um espaço para a contra-argumentação, por isso se diz que toda argumentação bem feita abre espaço as novas discurssões.
SABER APRENDER
A maior prova da capacidade de nos seres humanos é a facilidade de aprender e adaptar-se à realidade em que se está inserido e se interage com ela. Saber aprender é estar abertos a novas oportunidades e fazer-se oportuno, cada um com o seu diferencial, pois aprendemos pelo fato de sermos diferentes uns dos outros, porque não seguimos a mesma linha de aprendizagem, sempre questionamos pontos diferentes, assim aprendemos pelas diferenças.
SABER CUIDAR
Hoje vivemos na sociedade do conhecimento, onde ciência e tecnologia são duas coisas que se juntam é se tornam muito importante ao ser humano. Saber cuidar vem do interior do saber pensar. Saber cuidar e ter sensibilidade é saber usar a inteligência e tornar a lógica com a própria lógica, usar a visão do conhecimento não somente para compreender e interferir na realidade, mas sim aprender a conviver com ela e usá-la para se sobreviver.
SABER INOVAR
Estamos apressando o ritmo do desenvolvimento nos últimos anos, chegando a ter as mudanças como algo que esta sendo excessivamente procurado, isto nos da a idéia de que possamos cada vez mais vigiar a evolução, mas pode ser que tomamos o caminho errado, porque o conhecimento sem o saber não produz frutos bons, passamos a inovar simplesmente por inovar, para abastecer o mercado, saber pensar é sabre fazer corretamente a inovação, começando por nós mesmos sabermos inovar pela razão de uma lógica mínima.
SABER ACREDITAR
Perante a racionalidade de que vivemos, saber acreditar se faz contrario, porque a ciência mostra a direção contraria de nossas dúvidas e questionamentos, a principal razão por crer em Deus é ainda o velho argumento do cosmos e/ou da engenharia perfeita, há muita dificuldade dos estudantes aceitarem que o "único propósito da educação seja desenvolver mentes questionadoras", porque precisam de respostas sólidas , conseguem perceber que o questionar científico é essencial para a metodologia científica, mas que não se é tudo na vida. A visão da religiosidade por uma pessoa que não acredita em religião é certamente cética. Saber acreditar não precisa interferir na ignorância científica, porque o ser humano e levado pela unidade de contrários.
NOME: JANAINA DE SOUZA FARIA
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário