sexta-feira, 4 de abril de 2008

Questionário sobre o texto “educação para a vida” de Pedro Demo

1)De acordo com a secretária de educação do estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães qual seria a solução para recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem?

R: Segundo a secretária de educação de São Paulo Maria Helena Guimarães a solução para recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem seria através de um sistema de recuperação dos alunos com dificuldades de aprendizado,e preciso superar a ideologia barata de que aluno aprende mal porque não se interessa/motiva não tem apoio em casa, não quer estudar,etc. já que qualquer teoria da aprendizagem garante que todo aluno pode aprender,mesmo pobre,favelado e marginalizado.

2)Porque é importante a qualidade da educação para a renda e desenvolvimento do Brasil?
R:
com a desigualdade na educação a renda tem mais impacto que ao contrario,com isso qualidade na educação principalmente aos pobres acarreta a qualidade formal( saber pensar) e na política( saber intervir) o que seria o que seria muito importante para os pais já que o índice de bem sucedidos é baixo.

3)Qual a diferença entre a educação qualitativa e a quantitativa?

R: a educação qualitativa visa à qualidade do ensino, mudando as estratégias didáticas, mudando os educadores, criando no aluno a habilidade de pensar.
A educação quantitativa visa à quantidade de conteúdo aplicado, se baseia na aula reprodutiva, aumento de cargas horárias, dias letivos, apenas para a reprodução, anotação e prova, enfim o domínio do conteúdo.

4) De acordo com o autor mercado é o primeiro e ultimo regulador na vida.E no capitalismo?

R: Mercado no capitalismo toma a dianteira da sociedade e arrasta o seu bel-prazer.Faz parte da proposta de melhorias na educação do pais.

5)Para o autor o que é mercado?

R: Mercado é a dinâmica natural das sociedades,tendo em vista que todas elas precisam dar conta de seus recursos físicos e culturais,em termos de produção,consumo,distribuição e decorrentes disputas.

6) O que é capital humano?Qual teoria foi criada a esse respeito?

R:
Todo tipo de conhecimento acadêmico adquirido ao longo da vida de todo individuo, daí a definição de que a educação é um investimento.
A teoria é de que todas as competências adquiridas nas escolas aumentam produtividade do trabalhador.Para fins econômicos,o beneficio mas direto é seu impacto sobre o perfil de renda, elevando os salários de pessoas instruídas do longo de suas vidas.cada ano escolar provoca melhoria salarial por volta de 10%.


7) O que o sistema teme mais do que um pobre com fome?

R: O sistema teme a um pobre que sabe pensar,porque já não se satisfaz com resíduos.Quer seus direitos,em especial porque consegue postar-se como sujeito de direitos,não apenas como beneficiário de políticas assistenciais.Uma população que sabe pensar não só melhora suas condições de renda,principalmente poderia redistribuir renda.

8)Para Bakan no mundo capitalista,crescimento “causa” desigualdade.Explique

R:
Para Bakan a dinâmica do mercado não se orienta pela equalização de oportunidades, mas pelo lucro.

9) Explique a passagem do texto “Diz-se,por exemplo, que já não se trata de ter um emprego, mas de manter-se empregável”.

R: O mercado de trabalho hoje exige muito mas de um profissional, o mercado quer pessoas quem tenham alem de um curso superior, querem pessoas que possam oferecer um pouco a mais pra as empresas. A todo momento as pessoas precisam estar se qualificando para poder atender o mercado de trabalho, não adianta você ter um emprego é preciso que você esteja atualizado sempre pra poder ser manter empregado.

10)Qual seria a maior habilidade que os alunos poderiam desenvolver dentro de uma escola?

R: Educação não se conta apenas por quantidade de livros na biblioteca,freqüência a escola, anos de estudo,domínio de conteúdos, mas principalmente pela habilidade de saber pensar.

11) o que e e para que serve o governo “iosdipe”?

R:
e um governo que não ignora outras dimensões, sendo sua visão “apenas uma maneira de tornar o debate possível e objetivo.
Ele serve para maximizar o bem-estar da população,esta implícita”uma noção de isonomia entre seus membros.” Descarta, assim, numa penada, infindas polemicas sobre o papel do governo, em especial que a maximização do bem estar não e tanto a dona do governo, quanto conquista histórica de populações que sabem construir governos e estados democráticos.

12) o que e mais relevante nos dias de hoje capital humano ou renda?

R:
a conclusão homérica, ao aceitar com supina ingenuidade que renda e “variável abrangente e objetiva “ para nortear o governo. Não tem, por isso , pejo em asseverar que, “se e o nível de renda quer importa, o objetivo central de um governante deve se, então , o crescimento econômico, commente medido pela diferença do PIB de ano a ano. Ainda que o crescimento econômico certamente não seja o único do objetivo de um governo ou uma sociedade, parece-me ser o mais abrangente e de mensuração mais descomplicada”.

13) qual a diferença das ciências sócias para a ciências físicas?


R:Sócias:
dificilmente conseguem promover experimentos controlados, em laboratório. Com um grupo de teste e o outro de controle. Seus resultados devem derivar de observações de campo, e nelas e difícil isolar apenas a variável que se quer estudar e ter certeza de que não há correlações imperceptíveis com outras variáveis.

Físicas: a apresentação de subsumir as ciências sócias as naturais , esforço muitas vezes refletido na econométria deslumbrada, e considerada hoje algo ultrapassado, não só porque a diferença, em vez de “defeito”, interessa e muito, mas igualmente e porque, do ponto de vista epistemológico e biológico, o ser humano e resultado evolucionário como tudo na natureza a par das diferenças , há as congruências quando se refere a “dialética da natureza”, ou as “consilioncias”.

14)O autor cita que no mundo capitalista,crescimento CAUSA desigualdade, porque?

R: A
dinâmica de mercado não se orienta pela equalização de oportunidades, mas pelo lucro, isso e uma visão “patológica” ,”responsabilidade social” da empresa e postura irresponsável por quanto não cabe a empresa esta desafio, já eu sua finalidade e atender a pretensão de lucros dos investidores e acionistas.

15) O porque da importância da qualidade da educação?

R:
A educação e importante no desafio da autonomia, que , sendo sempre apenas relativa, pode ser alargada, cultivada e burlada. Podemos facilmente nos tornar joguete das mudanças que sobrevém intespentivamente de fora e de cima para baixo. Não escapamos, porem, de ser condicionados, de fora e de dentro, porque e assim que as mudanças ocorrem naturalmente.

16) Qual a opinião do autor sobre “saber mudar”?

R:
O autor fala que saber mudar não implica que toda mudança só pode ocorre sob a batuta do ser humano, ou de modo inconsciente. Não só mudamos, somos igualmente ou sobretudo mudados ao longo de nossas vidas e ao longo de qualquer historia natural. Saber mudar não será, pois, pretender controlar a mudança. Porque mudança controlada, no fundo, nada muda.

17) Qual a critica construtiva predominante do autor ?
R:
Educação não se conta apenas por quantidade de livros na biblioteca, freqüência escolar, anos de estudo, domínio de conteúdos, mas principalmente pela habilidade de saber pensar.

18) Concorda em dizer que a educação e preparar pra vida?
R:
Não pois como autor mesmo disse a vida e agora e não futuramente, educação e vida , no presente , com os seus prazeres, alegrias, espantos, assombros.

19) Propor um programa de recuperação com docentes e uma boa opção?

R:
sim pois a culpa de não aprender não e do aluno, mais sim da formação do professor,pela deficiência de formação original e permanente.

20) a população pobre deve correr primeiro atraz de renda ou educação?

R:
por mais que na vida corramos atrás da renda , a escolaridade e uma melhor chance de renda, em primeiro lugar não se chega a ela sem qualidade educacional, em especial para a população pobre.

Nenhum comentário: