sexta-feira, 28 de março de 2008



OU


"DEUS OU O DIABO JULGARÃO VOSSA EXECELÊNCIA...", afirmou Jader Barbalho, como o verbo no plural, o "ou" tende a se aproximar semanticamente de "e", ou seja, tende a assumir valor aditivo. Nesse caso, o julgamento poderia ser conjunto, caso em que Deus e o diabo, lado a lado. Aqui esta se igualando Deus e o diabo, a primeira diferença entre eles é gramatical e se dá pelo artigo, que Deus, onipotente, dispensa. O diabo- pobre diabo-dele (do artigo) não pode prescindir; não existe diabo sem "o".
Quando o "ou" tem valor excludente o verbo deve ser mantido no singular "Lucas ou Mateus governará o país", quando não tem valor excludente o verbo fica no plural "Drummond ou Jorge Amado representam o há de mais importante na poesia brasileira".




OUTRO CASOS DE CONCORDÂNCIA



Vamos começar pela expressão "a maioria", que , quando não especificada, exige o verbo no singualr: "A maioria ficou", "A maioria votou", etc. Neste caso seria errado colocar o verbo no plural ("ficariam" e "votariam").
Quando a expressão "a maioria" é seguida de especificador no plural, predomina o emprego do verbo no singular, mas o plural é possível: "A maioria dos brasileiros vive/vivem em condições precárias"; "A maioria dos médicos aceita/aceitam fazer cesariana, mas mesmo que ela não seja necessária". Nesses casos, quando se coloca o verbo no singular ("vive" e "aceita", nos exemplos dados), enfatiza-se a idéia de conjunto, expressa pela palavra "maioria". Quando se coloca o verbo no plural ("vivem" e " aceitam"), enfatizam-se os formadores do conjunto ("brasileiros" e "médicos", respectivamente).



OS ESTADOS UNIDOS E A CONCORDÂNCIA


Algumas pessoas afirmam que, por se tratar do nome de um país, a concordância deveria ser feita no singular, apesar dos dois termos no plural. A ser válido esse raciocínio, daríamos como boas frases como esta: " OS ESTADOS UNIDOS ATACOU O AFEGANISTÃO".
Há um pequeno problema, no entanto: o artigo"os", que exige que o verbo vá para o plural. Assim como se diz "os alpes atravessam(e não 'atravessa') a América do sul".
Outros perguntam se não seria possivel fazer com "ESTADOS UNIDOS" o que se faz com "MINAS GERAIS", não a dúvida que o artigo seja uma opição.
Algumas frases como "AS MINAS GERAIS PRODUZEM QUEIJO E POESIA DE PRIMEIRA QUALIDADE" e "MINAS GERAIS PERTENCEM A REGIÃO SUDESTE" ocorrem na língua padrão. Como se vê, o artigo ("AS") impôs o plural na flexão do verbo da primeira frase ("AS MINAS GERAIS PRODUZEM..."). Na segunda frase, em que não se empregou o artigo, o verbo ficou no singular ("MINAS GERAIS PERTENCEM...)

Nenhum comentário: